quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Grease

O REENCONTRO DE OLÍVIA e JOHN TRAVOLTA

Trinta anos após o sucesso de “Grease” um reencontro histórico.



Muitos de você não devem se lembrar, ou até mesmo nunca deve ter assistido ao filme: “GREASE – Nos Tempos da Brilhantina” um sucesso do final da década de 70 e início da década de 80. O Filme é um musical criado por Jim Jacobs e Warren casey em 1071. Ele se passa na Califórnia na década de 50, quando Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

O nome “Grease” vem de uma subcultura de jovens trabalhadores norte-americanos conhecidos como “greasers”, gangues de rua existentes em alguns lugares dos Estados Unidos nos anos 50. O estilo destes jovens, tornou-se popular entre a juventude americana devida à seu aspecto de rebelião aos modos e costumes. A história se passa em 1959, na fictícia ‘Rydell High School’ e conta a história de vida de dez adolescentes e suas realidades de namoro, amores, carros, festas e drive-ins. Os temas musicais é puramente estilo Rock and Roll.


Na montagem original da peça na Broadway, que quebrou todos os recordes de longevidade, “Grease” era um musical duro, rude, vulgar e agressivo, que foi sendo domesticado e higienizado nas montagens posteriores. O enredo aborda questões sociais como gravidez adolescente e violência entre gangues, amor, amizade, rebelião, descobertas sexuais e conflitos de classes. “Grease” estreou em Chicago em 1971 e consequentemente na Broadway em 1972, ele tornou-se um sucesso tanto nos palcos como na adaptação cinematográfica, mas o argumento foi sendo mudado drasticamente e seus personagens juvenis tornaram-se menos característicos da cidade e mais genéricos. Ao encerrar sua carreiras nos palcos nova-iorquinos, em 1980, depois de 3.338 apresentações, Grease tinha se tornado o musical de maior duração da história da Broadway, recorde que viria a perder três anos depois, suplantado por A Chorus Line.


  Cartaz do musical, original de 1972


Grease tornou-se um sucesso mundial, com uma longa temporada West End de Londres e versões ao redor do mundo, um filme campeão de bilheteria, duas remontagens bem sucedidas em 1994 e 2007 na Broadway, e virou tema de centenas de representações em grupos de teatro amador, escolas secundárias e estudantes de arte dramática em universidades americanas. O filme foi um grande sucesso no Brasil, tanto que foi inspiração para vários outros filmes nacionais e internacionais. 


Depois de “Grease”, vários musicais no mesmo tom foram criados. O último e bastante lucrativo exemplo foi o sucesso da Disney “High School Musical” não podemos nos esquecer do fenômeno "Glee" que são inegavelmente pura semelhança e lembrança do clássico filme de John Travolta e Olívia Newton-John. Os dois atores por sinal, ganharam ainda mais fama no mundo, por causa dos personagens: Danny e Sandy. Um exemplo de sucesso está no nome da cantora brasileira Sandy, a mãe da cantora e o pai da mesma o Chitãozinho e Xororó colocou o nome da filha de Sandy, pois ambos eram apaixonados pelo filme.


Voltando ao assunto, tema desse post:

John Travolta, 58, e Olivia Newton-John, 64, o casal do clássico "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", se reencontraram para gravar um disco natalino. O álbum, intitulado "This Christmas", foi anunciado na última terça-feira (2) e deve chegar às lojas em 13 de novembro, pela Universal Music. Um dos destaques será a faixa "I Think You Might Like It", uma sequência de "You´re the One That I Want", trilha do casal Danny Zuko e Sandy Olsen no filme de 1978.

A ideia da parceria foi de Travolta e surgiu depois que o ator recebeu uma mensagem de Olivia dizendo que o grande sucesso "You're the One That I Want" havia se tornado o dueto mais vendido da história da música pop. "A partir do momento que decidimos faze-lo, uma mágica aconteceu", contou o ator. "Todo mundo que contatamos topou participar." "Minha vontade era fazer de 'This Christmas' um disco intimista, nada exagerado ou exibido", continua. "Gostaria que as pessoas pudessem tocar [o álbum] em casa ou no carro durante as festas de fim de ano, e nos tornar parte da sua comemoração."

Produzido pelo pianista e arranjador Randy Waldman, "This Christmas" terá participações de Tony Bennett, Kenny G e Barbra Streisand, entre outros. Veja abaixo a lista de canções do disco:

1. "Baby It's Cold Outside"
2. "Rockin' Around the Christmas Tree" (com Kenny G)
3. "I'll Be Home for Christmas" (com Barbra Streisand)
4. "This Christmas" (com Chick Corea)
5. "Silent Night"
6. "The Christmas Waltz"
7. "Have Yourself a Merry Little Christmas" (com Cliff Richard)
8. "Winter Wonderland" (com Tony Bennett e The Count Basie Orchestra)
9. "White Christmas"
10. "I Think You Might Like It"
11. "The Christmas Song"
12. "Deck the Halls" (com James Taylor)
13. "Auld Lang Syne/Christmas Time Is Here" (medley)

Como fã do filme, estou ansioso para escutar o disco. Vamos aguardar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário